sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHAO
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ
PEDAGOGIA IV PERIODO

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORANEA

ADRIANE DE SOUSA
AMANDA DOS SANTOS
JULIA GOMES NOGUEIRA
LIVIA MARIA MILHOMENS
MARIA SALETE DE ARAUJO
ROMARIA SANTANA


 
RESUMO

O processo de globalização vem atingindo todos os setores da sociedade, e juntamente com a evolução do modo de vida, evoluiu também as exigências da estrutura escolar, ou seja, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula. Portanto este trabalho aborda o papel das tecnologias na educação hoje. Educação esta que pra ser bem desenvolvida deve estar em consonância com a utilização dos recursos tecnológicos. Vem também refletir sobre a formação dos professores para o uso das tecnologias na escola, pois este na maioria das vezes, não estão suficientemente qualificados para interligar estes instrumentos às suas atividades regulares.
Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Ensino/aprendizagem. Formação.       
ABSTRACT                                  
The globalization process has affected all sectors of society, and together with the evolution of the mode of life has also changed the requirements of the school structure, ie the new technologies make effective space in the classroom. Therefore this paper addresses the role of technology in education today. Education that this should be well developed to be consistent with the use of technological resources. It has also reflect on the training of teachers in the use of technology in school, because it most often are not skilled enough to connect these instruments to their regular activities.
Key words: Technology, Teaching / Learning, Training and . 

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de uma análise sobre tecnologia na educação, e tem por objetivo identificar a realidade da utilização das ferramentas tecnológicas nas escolas, bem como a disponibilidade dos recursos e a formação dos professores, que os utilizam.
Esta pesquisa aborda o conceito de tecnologia sua história, importância para a educação e para sociedade. Procura ainda, demonstrar que as tecnologias da informação, comunicação, metodológica e outras, complementam aos recursos já existentes, para então facilitar o processo ensino/aprendizagem, tendo em vista que os lares dos alunos estão cercados de vários recursos que ao mesmo tempo diverte e transmite informações.
Ao abordar o conceito de tecnologia e sua contribuição para sociedade, esta pesquisa salienta que a marcante presença tecnológica nas sociedades não mais é privilégio da elite, e sim, necessidade de todos. Logo a escola não pode fugir dessa necessidade tão eminente.
Assim, o referido trabalho propõe: analise da educação diante das tecnologias lançadas a cada dia na sociedade; conhecer a história da tecnologia como recurso educacional; verificar seu papel na construção do processo de ensino/aprendizagem; contribuir para melhorar as práticas de ensino tendo as tecnologias como auxílio inerente a educação; interligar o aluno a realidade do mundo atual e demonstrar que a tecnologia da informação comunicação, metodológica e outras, só vêm acrescentar aos recursos já existentes, para então facilitar o processo de ensino/aprendizagem, voltados a práticas ainda renovadoras.
Mas principalmente analisar como tem sido a atuação do professor diante das tecnologias, se eles têm essa tecnologia disponível em seu ambiente de trabalho, se sabem como utilizá-la. Esclarecendo que é, claro, as novas tecnologias não vieram para substituir o professor e sim para auxiliá-lo na sua importante missão de educar produzindo conhecimentos que sejam capazes de libertar em vez de alienar. A metodologia adotada foi a de pesquisa de campo e também bibliografias que tratam do assunto e contribuem para uma mudança de postura frente a um tema recorrente e atualmente muito discutido e real imposta em todos os seguimentos da sociedade de maneira brusca, mas envolvente, alterando culturas, crenças, procedimento no trabalho, o comércio e toda estrutura social

2. TECNOLOGIA, UM BREVE RELATO HISTÓRICO

Tecnologia vem do grego texun, “técnica, arte, oficio” e hoyia que quer dizer “estudo”, ou seja, estudo das técnicas. Qualquer técnica desenvolvida pelo homem se enquadra em tecnologia, então esta é quase tão antiga quanto a historia da humanidade, e é muito difícil dizer exatamente quando ela surgiu afinal esse não foi um processo que aconteceu derrepente, mas continua avançando cada dia.
Assim o termo tecnologia pode incluir desde as ferramentas mais simples, como as que usam para fabricar uma colher de madeira, e processos como a fermentação da uva, até as ferramentas e os processos mais complexos já criados pelo ser humano, quando as pessoas começaram a inventar ferramentas objetivando facilitar suas atividades cotidianas,como a caça, a pesca e a proteção, facilitar seu trabalho tornando-o mais rentável com criações simples ou mais complexa, com a descoberta do fogo e seu uso geral deram o ponto de partida para uma evolução que continua até hoje.
Nos dias atuais, os denominados sistemas digitais têm ganhado cada vez mais espaço entre as inovações tecnológicas. E grande parte dos instrumentos tecnológicos de hoje envolvem sistemas digitais, principalmente no caso dos computadores.
No campo educacional não é diferente a tecnologia avançou desde o uso de uma simples caneta, quadro negro e giz ao radio, VHS, DVD, TV, computadores, projetô de mídia, internet, etc. A educação dispõe de grandes ferramentas tecnológicas para seu no auxilio processo de aprendizagem.

2.1 A TECNOLOGIA NA ESCOLA

Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de aproximar da geração contemporânea, as várias formas de multimeios importantes para o processo de construção do conhecimento tecnológico.
Segundo a educadora Beth Almeida, defensora das tecnologias em sala de aula.
“A tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos.Percebe-se que ainda os educadores estão a quem ao uso dessas tecnologias que é uma maior conscientização da parte de toda a escola”.    ( Almeida 2011,p.39).

Diante de uma pesquisa realizada em uma escola pública do sistema municipal constatou-se que o uso da tecnologia na maioria facilita o interesse dos mesmos pelos conteúdos,  porque segundo eles o computador varia as formas de aprendizagem, diversificando as matérias trabalhadas pelos professores. Porém é preciso que o governo municipal capacite os educadores que atuam nesta área, dando suporte de formação continuada enaltecendo a sua ação pedagógica.
Diante da pesquisa realizada na escola municipal Frei Tadeu, constatamos que os professores tem os recursos de multimeios, porém não tem capacitação para trabalhar com os alunos e na maioria das vezes os alunos tem um acesso bem maior que os professores. A tecnologia esta presente na escola porem seus avanços não estão sendo acompanhados ou mesmo incluído como ferramenta de construção do conhecimento de forma eficaz.
No ensino fundamental foram pesquisadas cinco turmas do 1° ao 5° ano, correspondem a 533 alunos dos quais 123 opinaram deixando claro que gostam de utilizar o computador e ficam bem satisfeitos quando o professor os levam para o laboratório, apesar da visita não acontecer periodicamente, devido a falta de planejamento do professor e sua mau preparação para trabalhar com estes meios. Percebe-se que por se tratar de uma escola municipal em bairro pobre, estas recebem crianças que não tem em casa algumas das tecnologias das quais a escola dispõe, e este já é ou deveria ser um grande motivo para os professores aproveitarem o entusiasmo e a curiosidade destes pequenos.
Dos sete professores do ensino fundamental entrevistados, ficou claro que, aprovam uso dos multimeios na escola, porque varia a metodologia de aplicação dos conteúdos, priorizando a participação de todos nas atividades, porém ainda não se sentem preparados para dar maior prioridade ao uso do computador, como forma metodológica diversificada na sua prática educativa.
Percebe-se diante disso que tem que haver um envolvimento maior por parte do governo dando suporte a todos a escolas do país, dando prioridade a um plano geral de mudanças necessárias para a tecnologia na educação que seja em longo prazo, priorizando recursos para que a transformação tecnológica na educação ocorra de maneira eficaz, com curso de capacitação alinhado as novas exigências.
Atualmente em Imperatriz, o município disponibiliza monitores para atuarem nas escolas, dando suporte para esses educadores, porém somente passam o básico para os alunos e isso dificulta a aprendizagem, pois exclui estes alunos de se apropriarem das novas tecnologias, ou seja, das mudanças rumo a modernidade.
É fundamental guiar o aluno nesse processo ensinando-o a usar de forma positiva as informações ,bem como as ferramentas, principalmente quando se trata do computador que tem muitas vezes se transformado simplesmente em um videogame e a internet que é para muitos destes alunos apenas ter um Orkut, bater papo ou mesmo um passa tempo. É papel de o professor guiar estes ao bom uso da informática fazendo do computador um instrumento pedagógico indispensável.

3. Perfil do Professor e as exigências tecnológicas

Pensar na formação do professor para exercitar uma adequada pedagogia dos meios, uma pedagogia para a modernidade, é pensar no amanhã, numa perspectiva moderna e própria do desenvolvimento, numa educação capaz de manejar e produzir conhecimento, fator principal das mudanças que se impõem nesta antevéspera do século XXI. E desta forma seremos contemporâneos do futuro, construtores da ciência, e participantes da reconstrução do mundo...”
(Moraes,1993.p.12).

A informática é apresentada como um recurso que contribue para a construção do conhecimento isso sendo ela utilizada de forma que beneficie para o desenvolvimento escolar. Por isso a base da pesquisa fundamenta-se na competência dos seus profissionais especializados em ferramentas tecnológicas, já que são os responsáveis em despertar a curiosidade nos seus educandos.
O presente trabalho investiga a informática como um recurso que pode contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes das escolas: Instituto Federal de Educação, Cência e Tecnologia do Maranhão-Campus Imperatriz, e escola Municipal Frei Tadeu. Neste contexto será abordada a grande diferença encontada entre as duas escolas entrevistadas no que refere-se ao quadro de profesores e como os recursos tecnológicos são utilizados nas escolas, pois percebe-se que os meios tecnológicos são ferramentas que se encontram presentes na vida das pessoas, sendo por essa razão, consideradas formas privilegiadas para práticas de aprendizagem e uma alternativa viável de abordagem para a busca de efeitos significativos na educação.
No IFMA a realidade é bem diferente da escola Frei Tadeu, pois por se encontrar em âmbito federal possui grandes vantagens em relação a outra escola apresentada. O número de professores por exemplo conforme indica o gráfico:

 


Ainda neste estudo destacaremos uma reflexão sobre a importância da tecnologia em sala de aula, bem como o interesse dos professores a se adaptarem à nova realidade educacional para integrar os recursos tecnológicos, como o computador e a internet à escola. Durante nossa permanência nas escolas entrevistadas podemos perceber como esses recursos são utilizados pelos professores e ainda da disponibilidade dos educadores, para com seus educandos e  a frequência com que são utilizadas as salas de informática.
E ai mais uma vez o IFMA sai na frente pois segundo alguns professores as visitas são frequentes as salas de informática, já a Escola Frei Tadeu a realidade é bem diferente pois os professores quase que não utilizam desse recurso como método de ensino. Portanto percebe-se que a integração das tecnologias à educação requer do docente uma nova postura que levará o mesmo a rever sua prática em sala de aula, adequando os vários meios de informação à metodologia utilizada. Requer dos profissionais novas competências e atitudes para  criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional. Pois o uso dos recursos tecnológicos não podem ser confundidos com a simples presença do computador na escola, pois se não utilizado não trará nenhuma mudança no pensamento da criança. Neste sentido, surge um profundo questionamento a respeito do aprender a aprender a integrar as tecnologias da informação de forma a promover mudanças no modo de ensinar, de aprender  e enxergar os jovens e crianças dessa geração.


CONCLUSÃO

Diante dos avanços tecnológicos dos dias atuais, e de sua grande utilização em nosso cotidiano é que se percebe a grande a necessidade de trabalhar tal realidade dentro das escolas, para que esta esteja trabalhando e acordo com a realidade dos alunos. Estas ferramentas assumem a função de divertir, informar e descontrair, portanto é um ótimo instrumento pedagógico, pois pode auxiliar de maneira positiva no processo de ensino e aprendizagem.
Tomando como base resultados obtidos através da pesquisa de campo constatou-se que os aparelhos tecnológicos são cada vez mas acessíveis, embora nem todos saibam utilizá-los. Eles estão disponíveis para melhorar a qualidade do ensino, tornando-o mais diversificado proporcionando uma maior interatividade do aluno lhe possibilitando um maior leque de informação e conteúdos.
Contudo percebe-se que as escolas possuem equipamentos tecnológicos mais ainda tem muitos professores que não estão familiarizados com seu funcionamento isso muitas vezes traz conseqüências negativas, uma vez que os alunos estão mais interados que os próprios professorem, e passam a achar as aulas bem chatas.
Para que essa realidade seja mudada é necessário que os professores busquem capacitação, e diversifiquem suas aulas tornando as condizentes com a realidade dos alunos e proporcionem de uma forma atualizada a construção do conhecimento.



 REFERÊNCIAS


FRIGOTTO, G. A formação e profissionalização do educador frente aos novos desafios. VIII Endipe, Florianópolis,1996.


ROTH,Martina.Ter computador na escola não basta.Revista Nova Escola,editora Abril,2011.

ALMEIDA,Maria Elizabeth Biancocini.Informática e formação de professores.Ministério da Educação,1996